Get Adobe Flash player

Apoio

Pipocas Plinc - clique para acessar o site Ferro & Aço Djafer - clique para acessar o site Edfer Ferro e Aço - clique para acessar o site MS Ideias e Soluções - clique para acessar o site

Como Ajudar?

O Lar na Rede

       

Como Posso Ajudar ?

 
Estrutura da Assistência do Lar dos Idosos e suas atividades
 
A Obra Unida Lar dos Idosos Antonio Frederico Ozanam, doravante denominado simplesmente LAR DOS IDOSOS, Obra Unida da Sociedade de São Vicente de Paulo, é uma associação civil pública de direito privado, entidade filantrópica, beneficente, sem fins lucrativos, caritativa e de assistência social de duração por tempo indeterminado, com personalidade jurídica. A área total de 3.600 m². É mantida graças aos benefícios do INSS dos moradores (48,60%); doações espontâneas (21,2%); subvenções (23,5%); aluguéis de parte do prédio (6,7%).
 
A administração é feita por uma diretoria eleita por dois biênios, com direito á uma reeleição e de mandatos não remunerados. 
 
O atendimento é em regime de residência para idosos sem família ou em estado de vulnerabilidade social; oferece serviços especializados nas áreas de: enfermagem, assistência social, fisioterápica, nutricional, odontológica, psicológica, médica, pedagógica e atividades ocupacionais.
 
Atualmente atende 34 idosos, possuindo capacidade para atender 42.
 
 
 

Dinâmica do Lar dos Idosos e seus Residentes

 

É realizada uma entrevista com o Serviço Social da instituição; faz-se uma visita domiciliar acompanhada do enfermeiro técnico responsável para avaliação das condições da saúde do idoso. A internação de longa permanência é efetivada após a decisão do idoso pela permanência na instituição e o consenso da família e da equipe de trabalho da entidade em assumir o compromisso pelo seu bem estar.
 
A idade mínima para internamento é de 60 anos, não podendo estar em situação de grau de dependência III (fase terminal e/ou com necessidade de cuidados extra-especiais).
 
A Obra Unida Lar dos Idosos dispõe de Regulamento Interno que contém normas no tocante aos horários de visitas, alimentação, medicação, banhos  e outras atividades.
 
O horário de visita ao lar é de 14:30 ás 15:30 todos os dias. 

 
 

Características dos Residentes do Lar dos Idosos

 Quanto ao sexo:

- 19 mulheres (55,88%); 15 homens (44,12%)
 
Quanto à idade:
- acima de 90 anos – 03 pessoas (8,82%);
- 80 a 89 anos – 09 pessoas (26,47%);
- 70 a 79 anos – 14 pessoas (41,18%);
- 60 a 69 anos – 08 pessoas (23,53%)
 
Quanto ao estado civil: Predominância de solteiros (50,00%), viúvos (26,00%), casados (3,50%) e divorciados (20,50%).
 
Quanto ao grau de dependência: 23,53% são autônomos, 26,47% têm grau de dependência I, 50,00% têm grau de dependência II e 0% têm grau de dependência III.
 
Quanto á situação familiar: Alguns residentes tiveram seus vínculos familiares e  afetivos fragilizados ou totalmente rompidos.
 
Quanto á situação de visita: recebem  visita de familiares e amigos, mas as visitas diárias são realizadas pelos vicentinos, comunidade e voluntários. 
 
Quanto ao tempo de permanência: há casos de retorno para a família, e outros que permanecem o resto de suas vidas dentro da instituição.
 
Custo/residente: Cada idoso tem atendimento integral ás suas necessidades básicas, ficando o custo em torno de R$ 1.569,00 por pessoa.