Get Adobe Flash player

Apoio

Pipocas Plinc - clique para acessar o site Ferro & Aço Djafer - clique para acessar o site Edfer Ferro e Aço - clique para acessar o site MS Ideias e Soluções - clique para acessar o site

Como Ajudar?

O Lar na Rede

       

Como Posso Ajudar ?

 

O Lar dos Idosos - Antônio Frederico Ozanam compõe-se das seguintes áreas:

Secretaria e Administração;
Serviço de Enfermagem;
Serviço Médico;
Serviço de Fisioterapia;
Serviço de Nutrição;
Serviço de Psicologia;
Serviço Social;
Serviço Pedagógico;
Serviço de Lavanderia;
Serviço de Cozinha;
Serviço de Manutenção Geral;
Zeladoria.

A Entidade tomando como base o valor histórico contabilizado nos últimos exercícios e adequando os mesmos ao planejamento de 2014, busca investir todos os recursos na melhoria do atendimento e qualidade nos serviços prestados aos idosos em situação de risco e vulnerabilidade social, inclusive em manter um corpo profissional com uma equipe multiprofissional que se dedica cada vez mais em buscar uma boa qualidade de vida aos nossos queridos moradores.  

SECRETARIA E ADMINISTRAÇÃO
 
A secretaria e Administração do Lar dos Idosos tem como objetivo o atendimento ao público, acessorar e auxiliar as demais funções existentes, coordenando as equipes, atividades e documentos. E responsável pelas diversas atividades administrativas da instituição.

ENFERMAGEM

Contamos com uma equipe de enfermagem que presta assistência 24 horas, sendo composta por um enfermeiro coordenador, técnicos e auxiliares de enfermagem e cuidadores de idosos. Para a enfermagem o cuidar é um processo dinâmico e depende da interação, do respeito e de ações planejadas a partir do conhecimento da realidade. O cuidado da Saúde de pessoas idosas envolve  uma meta como: promoção de uma vida saudável no que diz respeito as suas limitações e incapacidades. Assim o ato de cuidar pode ser entendido como uma atividade constante de ocupação, preocupação, responsabilidade e envolvimento.

MÉDICO

A Obra Unida conta com atendimento médico uma vez por semana, para suprir as necessidades dos idosos.  Trabalhando no tratamento e prevenção de doenças, afim de proporcionar uma melhor qualidade de vida com saúde aos moradores.

FISIOTERAPIA

Os internos do lar dos Idosos são atendidos pela fisioterapeuta de forma individual e diferenciada em diversos tipos de tratamento. Objetivando trazer qualidade de vida, dando mobilidade e mais independência para as atividades de vida diária; melhorar o quadro respiratório do paciente; alívio das dores crônicas; evitar quedas através de exercícios de equilíbrio; e entre outros dar suporte psicológico, melhorando a auto-estima e a convivência com os demais internos.

NUTRIÇÃO
A Nutricionista, integrante da equipe multidisciplinar do Lar tem a função de garantir fornecimento de alimentação equilibrada, saudável e dentro dos padrões exigidos pela RDC 216/2004. Intervindo com o objetivo de nutrir e melhorar a qualidade de vida dos internos. São elaborados cardápios balanceados com seis (6) refeições diárias, sendo distintos conforme necessidade e condições de saúde dos idosos, constantemente modificado evitando a monotonia dos sabores. 

PSICOLOGIA
O atendimento psicológico no Lar dos Idosos teve início em janeiro de 2014, tendo como objetivo fazer uma escuta mais qualificada dos idosos, direcionando o tipo de trabalho que proporcione melhor saúde psicossocial.Atendimento individual com escuta, prontuário de cada idoso contendo informações especificas da área psicológica, atendimento em grupos com objetivo de proporcionar interação entre eles e reflexão das capacidades individuais, intervenção na relação entre funcionários e idosos, acolhimento da família e intervenção na perspectiva de melhorar o convívio entre idosos e familiares, palestras aos funcionários para melhor reflexão da proposta de atendimento de qualidade onde os direitos do idoso sejam respeitados e colaboração dentro da equipe multidisciplinar.

SERVIÇO SOCIAL
Procedimentos: visita domiciliar; visita ás instituições da comunidade; encaminhamentos á rede sócio-assistencial; orientação e informação sobre Estatuto do Idoso; contato com familiares; escuta; estudo de caso e de grupo; envio de relatórios ao Ministério Público; certificação da entidade, direitos previdenciários e assistenciais, etc.

SERVIÇO PEDAGÓGICO
Responsável pela alfabetização e o processo de aprendizagem, buscando trabalhar a inclusão social dos idosos. 

LAVANDERIA
O lar conta com lavanderia industrial, responsável pela lavagem e ajuste das roupas pessoais, de cama e etc.

COZINHA
O Lar dos Idosos possui Manual de Boas Práticas de Fabricação, contendo os métodos utilizados para produção das refeições, desde o recebimento da matéria prima até o momento de distribuição das refeições (seis diárias). As refeições são realizadas por uma equipe treinada pela nutricionista, conforme exigências da Vigilância Sanitária, mantendo todos os registros de capacitação em arquivo na instituição. 

DEMAIS SERVIÇOS GERAIS